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     Sensibilizar a escola e a juventude

              Interiorizar e exercitar a cidadania

 

A turma TAG06 da Escola Básica de Águeda decidiu envolver-se no projeto e tentar promover a participação plena de todos os cidadãos nas mais diversas esferas da vida política, económica e social, através da criação de mecanismos que impeçam a limitação do exercício dos direitos e deveres de cidadania por motivos relacionados com a deficiência ou incapacidade.

Tendo como premissa que a falta de participação das pessoas com deficiência na sociedade resulta da relação destas com o ambiente e com a falta de sensibilização para a criação de condições acessíveis, para que elas vejam os seus direitos fundamentais reconhecidos e garantidos, decidimos trabalhar esta temática nas nossas aulas de CIDADANIA.

Desta forma, é muito importante informar e sensibilizar a opinião pública a favor da não discriminação das pessoas com deficiências ou incapacidade, bem como da sua integração e participação. Sendo o meio escolar o espaço privilegiado para fomentar a construção de uma sociedade mais igualitária e solidária, decidimos desenvolver atividades para sensibilizar a comunidade educativa para as questões da deficiência, mobilizando-os para o combate à discriminação de que são alvo as pessoas com deficiências ou incapacidade.

Ao longo deste período estamos a trabalhar a consciencialização das dificuldades que estas pessoas enfrentam no seu dia-a-dia, para posteriormente conseguirmos elaborar propostas exequíveis de mudança nas barreiras arquitetónicas ou outras que impossibilitem a sua integração na sociedade, com direito à sua autonomia, independência…

Foi neste âmbito que se efetuaram contactos para que a CERCIAG se deslocasse à Escola Básica de Águeda e proporcionasse aos alunos um contacto direto com estas pessoas e as dificuldades por elas vivenciadas. A equipa constituída por três elementos trouxe um percurso adaptado onde os alunos puderam tomar contacto com as mais diversas dificuldades: desde o tentar fazer um percurso de olhos vendados, andar de cadeira de rodas, contornando obstáculos, ter contacto com uma pessoa surda-muda que os iniciou no alfabeto da Língua Gestual Portuguesa, entre outros.

A atividade foi muito interessante e enriquecedora não só para os alunos, como também para os pais, que para além de cooperarem nos contactos efetuados, terão tema de conversa em casa, afim de desenvolver mais o assunto e mantendo-os despertos para as questões da diferença e da integração da pessoa com deficiência.

Deixamos algumas imagens das atividades realizadas e um pequeno vídeo daquilo que foi feito.

Para a equipa da CERCIAG deixamos um muito obrigado pela disponibilidade e simpatia com que acolheram o nosso pedido e outro pela simpatia com que nos presentearam na execução das atividades, assim como no esclarecimento de dúvidas.

 

 

           Corta-Mato Escolar no Agrupamento de Escolas de Águeda

Toda a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Águeda participou, à semelhança de anos anteriores, no Corta-Mato (fase escola), na manhã do dia 17 de novembro. Uma vez mais, o Parque de Alta Vila foi o local escolhido para a realização desta atividade.

Este ano, os alunos do 4.º ano das escolas do AE de Águeda (EB de Assequins, EB Borralha, EB de Recardães e EB Fernando Caldeira) também participaram com um total de 181 alunos. O 2.º ciclo esteve representado por 172 alunos (5º e 6º anos).

Os participantes realizaram as provas, distribuídos pelos escalões de Infantis A, Infantis B e Iniciados, Femininos e Masculinos, tendo sido apurados os primeiros 3 alunos por escalão/sexo.

Os atletas, motivados pelo apoio e pela energia dos espetadores, deram o seu melhor nesta competição, gerando-se um ambiente de verdadeiro entusiasmo e alegria.

 

 Assembleia de Escola do AE de Águeda

 

No dia 20 de outubro, teve lugar a primeira Assembleia de Escola do Agrupamento de Escola de Águeda deste ano letivo, no qual estiveram representadas as turmas do 2.º ciclo, com um total de 34 delegados e subdelegados.

Esta Assembleia foi dinamizada pelo Diretor, Paulo Pimentel e pela psicóloga do Agrupamento, Rosália Coelho, sob o lema “Reunidos pelas aprendizagens na diversidade”.

Entre outros temas, abordou-se o perfil do delegado e subdelegado através da exploração de exemplos práticos, visando sinais de alerta a ter em consideração e indicando estratégias de mediação.

Os alunos presentes mostraram confiança e à vontade, participando de forma muito ativa na apresentação dos seus pontos de vista e criatividade nas iniciativas propostas.

No final da Assembleia, os alunos indicaram alguns temas que gostariam de abordar numa próxima assembleia, bem como exemplos de projetos a dinamizar, demostrando vontade em continuar a dar o seu precioso contributo.

 

Cerimónia de Entrega dos Selos “Escola SaudávelMente”

Decorreu no passado dia 4 de outubro, na sede da Ordem dos Psicólogos Portugueses, em Lisboa, a cerimónia de entrega dos selos “Escola SaudávelMente – Boas Práticas de Saúde Psicológica e Sucesso Educativo” 2016-2018.

O Agrupamento de Escolas de Águeda foi uma das escolas galardoadas, tendo sido representado pela psicóloga do Agrupamento, Dra. Rosália Coelho.

A sessão de abertura foi realizada pelo Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues e pelo Secretário de Estado da Educação, João Costa. O representante da Ordem dos Psicólogos reconheceu que o “trabalho dos psicólogos começa a ser reconhecido pela tutela”. João Costa abordou o papel dos psicólogos nas escolas, afirmando mesmo que "não há escola sem psicólogos".

De acordo com o Secretário de Estado da Educação, "ainda há muito por fazer nesta área" e que, com os instrumentos e meios que a tutela dispõe, "vão progressivamente investindo na melhoria das condições de exercício dos psicólogos, elementos fundamentais à promoção do bem-estar dos alunos".

O AE de Águeda sente-se muito honrado com este galardão e agradece todo o esforço e empenho da comunidade educativa na promoção diária do sucesso e bem-estar dos nossos alunos!

 

 

 

 

 

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